As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro e podem ser feitas através do site especificado pelo Sebrae. O processo de inscrição é direto e requer informações sobre o modelo de negócio e a experiência do empreendedor. Uma comissão avaliadora será responsável por validar as inscrições submetidas. Este edital é direcionado a projetos inovadores e startups formais de pequeno porte que estão em estágio de operação ou validação. Washington, um dos responsáveis pelo programa, explica que “mesmo que a startup ainda não esteja operando plenamente, é necessário que o empreendedor já tenha algo desenvolvido, como um esboço de um site, um aplicativo, um protótipo ou um MVP”.
A fase inicial do programa, conhecida como pré-aceleração, terá a duração de dois meses e selecionará 167 projetos. Os empreendedores precisam apresentar inovações aplicadas a processos, produtos, serviços ou modelos de negócios com alto potencial de crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis. O programa de pré-aceleração contará com mentorias coletivas e individuais, tanto online quanto presenciais, conduzidas por aceleradoras como NeoVentures e especialistas do Sebrae. O objetivo desta fase é refinar e aprimorar o modelo de negócio.
Após a fase de pré-aceleração, os projetos serão submetidos a uma nova etapa de seleção, na qual os 53 melhores classificados seguirão para o programa de aceleração. Na terceira e última fase, 40 projetos e startups serão selecionados para continuar recebendo capacitações e mentorias de especialistas, além de serem contemplados com a Bolsa Sócio Empreendedor no valor mensal de R$ 6.500,00 por um período de seis meses. Washington esclarece que “o recurso é livre para o desenvolvimento do negócio. Os bolsistas terão que realizar algumas entregas conforme o plano de trabalho, mas o recurso é deles para desenvolver e operar o negócio, podendo contratar desenvolvedores ou adquirir tecnologias necessárias”.
Para incentivar a inscrição dos interessados, oficinas serão promovidas em várias cidades do estado. Estes workshops de ideação e validação têm como objetivo apoiar a geração de ideias inovadoras, validar soluções de maneira prática, testar protótipos e obter feedback construtivo. Consultores e agentes de inovação estarão disponíveis para responder dúvidas e auxiliar na elaboração dos projetos. As oficinas ocorrerão nos meses de agosto e setembro e as inscrições para as oficinas podem ser feitas no link fornecido pelo Sebrae.
O Edital Startup Nordeste representa uma oportunidade única para os empreendedores acelerarem seus negócios, recebendo apoio financeiro e capacitações necessárias para transformar suas ideias em empresas consolidadas. Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Sebrae e selecionar seu estado, ou ainda entrar em contato diretamente com Washington Lima por e-mail.