As inscrições estão abertas até o dia 8 de novembro e podem ser realizadas tanto de forma presencial na sede da Secretaria de Cultura de Penedo quanto de maneira online, através do Cadastro Único da Cultura de Alagoas (CUCA) no site cuca.al.gov.br. Os editais estabelecem cotas e bonificações para grupos minoritários, como pessoas negras, indígenas, com deficiência, LGBTQIAPN+ e mulheres.
Segundo a divulgação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, haverá uma pontuação adicional de 0,5 ponto para candidatos que pertencem a esses grupos minoritários, assim como para mulheres, povos tradicionais e idosos com mais de 60 anos. Os editais lançados visam promover a inclusão e diversidade no cenário cultural alagoano.
A PNAB em Alagoas é uma iniciativa conjunta dos governos estadual e federal, com a operacionalização do Instituto Magna Mater. Através desses recursos, a cultura local poderá ser fortalecida e valorizada, possibilitando o desenvolvimento de projetos e ações que beneficiem artistas e produtores culturais de todo o estado. A participação nos editais é uma oportunidade para impulsionar a cultura em Alagoas e promover a diversidade e inclusão no setor.