MUNICIPIOS – Disputa direta entre dois candidatos é realidade em 49% dos Municípios nas Eleições Municipais de 2024, revela estudo da CNM



A disputa direta entre apenas dois candidatos é uma realidade que se estabelece em 49% dos Municípios brasileiros, totalizando 2.748 localidades onde serão 5.496 postulantes concorrendo diretamente ao cargo de prefeito. Esse percentual é o segundo mais elevado das últimas sete eleições, ficando atrás apenas do pleito de 2000, quando 2.794 cidades tiveram exclusivamente dois candidatos na disputa. Essas informações foram divulgadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), como parte de uma série de estudos temáticos sobre as Eleições Municipais de 2024.

De acordo com levantamento realizado, somente 11% das cidades brasileiras, o equivalente a 618 municípios, nunca tiveram uma eleição com apenas dois candidatos. Por outro lado, em 4.951 cidades os eleitores já tiveram que escolher entre apenas dois concorrentes em pelo menos uma das últimas sete eleições. A CNM revela que em 66% dos Municípios onde essa situação ocorreu, entre três a seis vezes, enquanto em 203 cidades todas as disputas eleitorais desde 2000 se deram somente com dois candidatos.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, atribui essa redução no número de candidaturas neste ano como um dos principais motivos para o aumento do cenário de disputas diretas entre dois candidatos. Após um estudo realizado pela CNM, foi constatada uma diminuição de 20% no total de candidatos ao cargo de prefeito em comparação com o pleito de 2020. Ziulkoski ressalta que os desafios na gestão municipal e a crise financeira que assolou os Municípios nos últimos anos podem ter contribuído para esse aumento de pleitos enxutos e um desestímulo em ocupar o cargo de prefeito.

Em termos regionais, os Estados do Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte se destacam com os maiores percentuais de disputa entre dois candidatos, com 76%, 71% e 69%, respectivamente. Por outro lado, os Municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rondônia apresentam os menores percentuais nesse tipo de cenário. Em números absolutos, o Estado de Minas Gerais lidera o ranking de disputa direta, seguido por Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

No que diz respeito ao perfil dos candidatos, sete em cada dez disputas entre dois candidatos ocorrem entre candidatos do sexo masculino. A maioria dos candidatos declararam-se brancos, sendo que apenas em 3% dos Municípios haverá disputa entre candidatos pretos ou pardos. Quanto aos partidos, o MDB é o partido que mais se destaca nas disputas, seguido pelo PSD, PP, UNIÃO e REPUBLICANOS, que em conjunto concentram a maioria das candidaturas nesse tipo de cenário eleitoral. A CNM analisou as disputas mais frequentes entre os partidos, destacando as confrontações mais comuns, como MDB x PP, MDB x PSD e MDB x PL. Esses dados revelam uma tendência nas disputas entre os principais partidos políticos no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo