Segundo Sonaly Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o simpósio foi voltado para os representantes dos municípios que receberam as ações do projeto de descentralização. Durante o evento, foram apresentados painéis que destacaram a importância da municipalização do trânsito e os resultados do projeto, além de compartilhar experiências bem-sucedidas na gestão do trânsito municipalizado.
As ações do projeto passaram por todas as regiões do estado, capacitando mais de três mil pessoas e apresentando os principais indicadores dos municípios participantes, como a quantidade de sinistros de trânsito, a diferença entre a quantidade de condutores habilitados e o total de veículos registrados no município.
O diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman, ressaltou a importância da integração no trânsito e a necessidade do exercício da cidadania para tornar a população cada vez mais consciente e mudar atitudes, visando a segurança no trânsito. Fireman também destacou a busca por alternativas para tornar mais efetivas as ações de conscientização, especialmente na zona rural de Alagoas, em parceria com os gestores municipais, as Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs), o DNIT e outros parceiros.
Além disso, o Simpósio contou com palestras de especialistas, como Regina Maria Duarte, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) do Mato Grosso do Sul, que compartilhou a experiência exitosa do estado, que possui 100% das cidades com o trânsito municipalizado. Outro tema abordado foi a legislação de trânsito, com a participação de Alandnir Cabral da Rocha, procurador jurídico do Detran/MS e conselheiro Cetran/MS.
O evento do Detran Alagoas também contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas, David Nunes, e representantes do BPRv e das Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito de diversas cidades. A ação reforça o compromisso do Detran com a educação e conscientização no trânsito, visando a redução de sinistros e a promoção de um trânsito mais seguro em todo o estado de Alagoas.