Esses cursos abrangem uma gama de temas cruciais, começando por uma introdução ao conceito e aos instrumentos necessários para o desenvolvimento sustentável, assim como o planejamento de políticas públicas. Os participantes terão a oportunidade de explorar experiências regionais e identificar os principais desafios e estratégias para a implementação dessas políticas em suas localidades.
O conteúdo está estruturado de forma a facilitar a aprendizagem, com dois cursos introdutórios— um focado no desenvolvimento urbano como um todo e outro em seus instrumentos. Os demais cursos são mais específicos e aprofundam temas como Governança, Informações, Planejamento, Gestão, Financiamento e Monitoramento. Além disso, é apresentado um curso sobre a Prática nas Cidades, que também é visto como um instrumento essencial para o desenvolvimento urbano sustentável.
Este conjunto de iniciativas reforça o compromisso do Portal Capacidades em qualificar formalmente não só gestores, mas todos os cidadãos interessados, preparando as cidades para os desafios do futuro. Para acessar os cursos, os interessados devem realizar um cadastro no portal e, após o login, selecionar as formações na aba designada. Uma vez escolhidos, os participantes serão direcionados ao Portal da EV.G para concluir a inscrição e acessar o conteúdo completo.
Nesse momento, o Portal Capacidades disponibiliza um total de 36 cursos gratuitos voltados para a qualificação de agentes públicos e cidadãos, todos oferecidos em um ambiente virtual de aprendizagem que é acessível e didático. As formações, que seguem a modalidade de ensino a distância (EaD), são autoinstrucionais, permitindo que os participantes acessem o conteúdo conforme sua conveniência, abordando temas relevantes como Regularização Fundiária, Saneamento Básico, Habitação, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Urbano Integrado.
Além disso, o portal conta com uma rede de parceiros institucionais que inclui a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e várias universidades federais. Essa colaboração visa a fortalecer a base educacional das capacitações oferecidas, promovendo uma prática mais efetiva nas políticas urbanas das cidades brasileiras.
