Para participar, os interessados devem atender a uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário que o doador esteja em bom estado de saúde e tenha peso igual ou superior a 50 quilos. Além disso, a faixa etária permitida para doações varia entre 16 e 69 anos, sendo indispensável a apresentação de um documento de identidade oficial com foto.
Os potenciais doadores também devem atentar para algumas restrições, como a proibição da ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Aqueles que já foram diagnosticados com doenças como Chagas, AIDS, sífilis ou hepatite após os 11 anos não poderão realizar a doação. Ademais, é essencial que quem apresentar sintomas gripais aguarde um período de 10 dias após a recuperação para se tornar um doador.
As mulheres que estão grávidas ou amamentando também estão impedidas de participar. Portanto, a mobilização é um chamado à população para que contribua com esse gesto de solidariedade, que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.