MUNICIPIOS – Consórcios Públicos: AMA Representa Alagoas no IV Encontro Nacional para Fortalecer Gestão Municipal e Discutir Atualização da Legislação.

Na capital federal, Brasília, acontece nesta quinta e sexta-feira o IV Encontro do Fórum Nacional de Consórcios Públicos, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Nesse evento, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) é representada pela técnica Brígida Alencar, que acompanha as comitivas dos consórcios públicos de Alagoas — CONISUL, CONMETRO e COZAM. Essa participação destaca a importância de fortalecer a presença e a articulação dos municípios alagoanos nas discussões de abrangência nacional.

Desde a criação dos primeiros consórcios públicos no estado, a AMA tem atuado como uma parceira fundamental, oferecendo apoio e orientação aos prefeitos na implementação e na gestão dessas iniciativas. A proposta é otimizar recursos e ampliar a capacidade administrativa dos municípios.

O evento reúne líderes de consórcios de todo o Brasil para debater a atualização da Lei dos Consórcios Públicos e estratégias que visam o fortalecimento do movimento municipalista. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, salientou a relevância da colaboração entre os municípios e enfatizou que os consórcios são essenciais para a gestão eficaz em situações de emergência, saúde pública e meio ambiente.

Nos painéis, prefeitos compartilharão experiências sobre gestão e pleitearão a revisão da Lei nº 11.107/2005, que regulamenta os consórcios públicos. As conversas também se concentrarão nos desafios do financiamento, no papel dos consórcios intermunicipais na prestação de serviços e na ampliação do protagonismo municipal.

O IV Encontro do Fórum Nacional de Consórcios Públicos, além de promover um debate sobre a legislação, busca explorar o futuro dos consórcios, com foco em parcerias público-privadas e financiamento internacional. Os organizadores pretendem apontar direções para uma gestão mais integrada, eficiente e sustentável, que atenda melhor às necessidades da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo