MUNICIPIOS – Conselho de Saúde de Alagoas promove rodas de discussões para empoderar gestores sobre regionalização da saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Ministério da Saúde (MS) e Hospital Beneficência Portuguesa (BP), darão início na próxima segunda-feira (9) a uma série de discussões com secretários e técnicos municipais de saúde para abordar o processo de regionalização da Saúde.

De acordo com Edijária Camilo, consultora técnica do Cosems-AL, a regionalização é um dos princípios fundamentais do SUS e é um elemento chave na descentralização das ações e serviços de saúde no território, por meio das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

A primeira rodada de discussões, que será realizada de forma online no dia 9 de outubro às 14h, abordará o tema “Análise de Situação em Saúde”. Em seguida, no dia 16 de outubro também às 14h, será realizada a segunda rodada de discussões online com o tema “Redes de Atenção à Saúde”. Já a terceira rodada, que trata sobre governança, será realizada de forma presencial em uma data a ser definida.

Edijária ressalta a importância da participação dos técnicos e gestores nesse processo, uma vez que a regionalização busca promover a equidade e a integração nos cuidados com a saúde, além de otimizar os recursos disponíveis em cada região.

É relevante destacar que a Sesau é responsável por organizar as Redes de Atenção à Saúde (RAS), enquanto o Cosems-AL atua como parceiro nesse processo. A realização dessas discussões se dá em função da necessidade de alinhar conceitos e fortalecer o processo de regionalização, que deveria ter sido concluído até dezembro deste ano.

Segundo Edijária, a reunião dos gestores visa dar voz ativa aos mesmos para que possam contribuir efetivamente na construção desse processo de forma regionalizada, tornando-se mais preparados para as demandas do próximo ano.

Dessa forma, as rodas de discussão promovidas pelo Cosems-AL, Sesau, MS e BP têm como objetivo empoderar os gestores e técnicos municipais de saúde, proporcionando uma visão mais abrangente e qualificada do processo de regionalização da Saúde em Alagoas.

Sair da versão mobile