O tema central desta conferência, “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, enfatiza a necessidade de reconhecer e respeitar a diversidade presente entre as pessoas idosas. O Conselho Municipal destacou a importância desse evento como um espaço para ouvir as demandas da comunidade e construir propostas concretas que promovam a equidade e os direitos dessa parcela da população.
Durante sua fala, a secretária de Assistência Social, Priscilla Oliveira, destacou a urgência em adotar políticas que garantam a inclusão e a proteção das pessoas idosas em todos os âmbitos da sociedade. Reginaldo Farias, presidente do Conselho, também ressaltou que essas conferências são etapas cruciais para a formulação de políticas públicas voltadas para o envelhecimento, promovendo discussões sobre as diversas realidades e direitos dos idosos.
Os temas abordados na conferência foram estruturados de forma a integrar ações entre as esferas municipal, estadual e federal, visando uma abordagem coordenada das necessidades da população idosa. As deliberações obtidas no evento serão levadas adiante nas Conferências Estadual e Nacional, influenciando diretamente as políticas do Governo Federal em relação aos direitos da terceira idade.