A autora do trabalho, Erika Verdinassi, que é aplicadora de certificados internacionais de proficiência em Inglês e professora há quase 30 anos, se apaixonou pela iniciativa que proporciona o ensino bilíngue a 119 estudantes do 1º ano do ensino fundamental em Pilar. Ela defende a importância do bilinguismo na educação básica e afirma que o projeto de Pilar serviu como inspiração para o seu TCC.
De acordo com Erika, a escola bilíngue de Pilar tem critérios que também evidenciam o viés social do projeto, garantindo que a grande maioria da população brasileira tenha acesso ao ensino bilíngue. Ela ressalta que a maioria das pessoas não tem a oportunidade de estudar em escolas bilíngues devido ao alto custo desse tipo de aprendizado.
Para a professora, o estudo bilíngue ainda está restrito à classe A, e a iniciativa do prefeito de Pilar, Renato Filho, veio para acabar com a ideia de que o bilinguismo atrapalha o processo de alfabetização. A metodologia da escola permite que os alunos aprendam inglês de maneira natural e contextualizada, além de proporcionar acesso à cultura de outro país.
Os números também reforçam a importância do ensino bilíngue, já que apenas 10% da população brasileira com idade entre 18 e 24 anos domina a língua inglesa, e apenas 3,5% das pessoas entre 30 e 50 anos sabem o idioma, de acordo com um levantamento da British Council.
Erika Verdinassi vai defender o seu TCC no próximo dia 23 de janeiro na Universidade de São Paulo, e possui a expectativa de que sua pesquisa reverbere para além do mundo acadêmico. Ela acredita que o bilinguismo contribui para o desenvolvimento cognitivo e que o ensino bilíngue veio para ficar e oferecer oportunidades para todos.