MUNICIPIOS – “Concessionária Águas do Sertão realiza mapeamento e cria cadastro técnico em saneamento básico para avanço nos serviços de água e esgoto”

A concessionária Águas do Sertão, que opera em Alagoas há pouco mais de um ano, está realizando um trabalho de campo detalhado e modelagem 3D para desenvolver um cadastro técnico em saneamento básico nos 34 municípios do interior do estado. Essa é a primeira vez que essas localidades contarão com um cadastro técnico preciso, o que representa um avanço significativo nos serviços de água e esgoto oferecidos.

De acordo com o diretor da Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, o cadastro técnico é um marco importante para o saneamento básico nesses municípios. Através desse cadastro, será possível ter uma visão completa e detalhada de toda a estrutura das redes de água e esgoto, facilitando o planejamento e execução de ações de melhoria.

O trabalho, coordenado pelo supervisor de georreferenciamento e modelagem de dados, Heron Golin, está atualmente 85% concluído e tem previsão para ser finalizado até o final de novembro. Durante o processo, foi utilizado tecnologia de ponta, como equipamentos de geoprocessamento e modelagem 3D.

O cadastro técnico trará diversas vantagens tanto para a concessionária quanto para os municípios atendidos. Com a visualização e análise completa dos dados coletados, será possível identificar áreas com problemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, permitindo a adequação de investimentos e ações para solucionar essas questões de forma mais precisa e eficiente.

Além disso, o cadastro técnico auxiliará na gestão do sistema de saneamento básico, permitindo um monitoramento constante das redes, sistemas e infraestrutura em geral, o que facilitará as intervenções necessárias e agilizará o atendimento das demandas da população.

Antonio Hercules Neto ressalta que esse mapeamento inédito representa um avanço significativo para a infraestrutura de saneamento básico nas regiões atendidas. É um passo importante em direção à universalização do acesso à água.

O cadastro técnico em saneamento básico funciona como um mapa detalhado que guia as equipes de manutenção e engenharia. Assim como uma viagem de sucesso depende de um mapa confiável, a qualidade do saneamento básico em uma região também depende de um cadastro técnico preciso e completo.

Portanto, o trabalho realizado pela Águas do Sertão tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos serviços de água e esgoto nessas localidades, proporcionando uma infraestrutura de saneamento básico mais eficiente e promovendo o acesso universal a esses serviços essenciais para a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo