Durante o encontro, foi apresentado um panorama das cidades que já começaram suas etapas municipais e debatidas maneiras de mobilizar outros Municípios para participarem ativamente. Dentre os principais temas abordados, destacam-se os prazos para a realização das etapas municipais, previstos entre 15 de abril de 2024 e 30 de abril de 2025.
A CNM e os representantes de diversos setores enfatizaram a importância de intensificar o apoio aos entes municipais, respeitando sempre o regimento interno da conferência estadual. Além disso, reforçou-se a importância de as prefeituras acessarem os materiais disponíveis no Portal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e entrarem em contato com a comissão organizadora de seus Estados.
As etapas seguintes do processo, como as conferências estaduais e distrital, estão previstas para ocorrer entre 1º de julho de 2024 e 30 de junho de 2025, culminando no encontro nacional no segundo semestre de 2025. A CNM disponibiliza materiais como a cartilha “Gestão Urbana e Habitação: um Guia para as Equipes Técnicas Municipais” e a Nota Técnica 11/2024 para orientar os Municípios nesse processo de organização da conferência.