A feira abre suas portas diariamente às 16 horas, reunindo artesãos, artistas e iniciativas socioambientais, promovendo assim um diálogo rico entre diferentes expressões culturais. Em destaque nesta edição, Sérgio Nascimento, presidente da Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (ArtPen), defende a importância desse tipo de evento para a valorização do artesanato local. Ele observa como a interação entre diversas linguagens artísticas tem o potencial de fortalecer a cultura na região: “Essa integração é fundamental para enriquecer nossa expressão cultural”.
Além dos artesãos, o evento conta com a participação de projetos focados em sustentabilidade, como é o caso do Projeto Meros do Brasil, que atua na conservação marinha. Thiago Albuquerque, supervisor do projeto, ressalta a importância de se estabelecer um diálogo sobre questões ambientais com o público geral, o que se revela essencial para disseminar a consciência ecológica.
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema, promovida pela Universidade Federal de Alagoas e diversas entidades, reafirma seu compromisso com a promoção de uma economia criativa e sustentável, fazendo da arte uma via de conexão entre tradição e inovação.
