MUNICIPIOS – Cidades brasileiras recebem curso gratuito para enfrentar mudanças climáticas e capacitar gestores em soluções para áreas urbanas vulneráveis. Inscrições abertas até 14 de setembro.

A crescente preocupação com os efeitos das mudanças climáticas nas áreas urbanas do Brasil levou ao lançamento de uma nova edição do curso “Urgência Climática – Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis”. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre o Ministério das Cidades e o Lincoln Institute of Land Policy e visa preparar as cidades, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, para enfrentar os desafios impostos por fenômenos climáticos.

As inscrições para participar do curso, que ocorrerão de forma totalmente online entre 20 de outubro e 10 de dezembro, estão abertas de 25 de agosto a 14 de setembro. Ao todo, 10 equipes municipais serão selecionadas para essa capacitação, que incluirá encontros ao vivo e atividades autônomas. A participação é destinada a municípios com mais de 100 mil habitantes ou a consórcios de cidades que, juntos, alcancem esse número, com o objetivo de formar grupos diversificados que representem as variadas realidades urbanas.

O curso abordará temas fundamentais, como a integração das políticas climáticas com o planejamento urbano, enfatizando a importância de estratégias de adaptação e mitigação de riscos, especialmente em bairros periféricos e áreas suscetíveis a desastres naturais. A capacitação pretende transformar a gestão do espaço urbano em uma ferramenta eficiente para mitigar os impactos de enchentes, ondas de calor e deslizamentos.

O edital do curso e o formulário de inscrição estão disponíveis na plataforma apropriada, onde as prefeituras interessadas podem encontrar informações adicionais. Um encontro online, marcado para 2 de setembro, servirá para esclarecer dúvidas sobre o processo de seleção. Os nomes das cidades participantes serão divulgados em 3 de outubro.

Experiências anteriores do curso já mostraram resultados positivos, com a inclusão de diversas cidades que trocaram conhecimentos sobre suas realidades urbanas. Essa troca de experiências é fundamental para enfrentar coletivamente os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo