MUNICIPIOS – CHESF atende pedido da Prefeitura de Penedo e aumenta vazão do Rio São Francisco para procissão dos 140 anos do Bom Jesus dos Navegantes

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) atendeu ao pedido da Prefeitura de Penedo para aumentar a vazão do Rio São Francisco, visando garantir as condições de navegabilidade das embarcações durante a procissão fluvial em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, que celebra 140 anos.

A procissão, que acontece anualmente no segundo domingo de janeiro, é a maior tradição religiosa da região do Baixo São Francisco, atraindo milhares de fiéis e romeiros para homenagear o santo padroeiro dos ribeirinhos.

Em resposta ao prefeito Ronaldo Lopes, a CHESF informou que a vazão média da Usina Hidro Elétrica Xingó será elevada para 1.300 m³/s a partir de amanhã (quinta-feira, 11), e essa defluência será mantida até sábado, 13, véspera da procissão, que representa o ponto alto da celebração religiosa.

Essa decisão foi tomada durante uma reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, conforme informou a CHESF.

A concessionária de energia elétrica também aproveitou a oportunidade para parabenizar o Município de Penedo pela realização da Procissão Fluvial do Bom Jesus dos Navegantes, desejando pleno sucesso para o evento. O ofício foi assinado por Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino, gerente executivo de operação da CHESF.

A resposta positiva da CHESF à solicitação da Prefeitura de Penedo representa uma garantia de que a procissão fluvial poderá ser realizada com tranquilidade e segurança para as embarcações e participantes.

Os moradores e fiéis da região podem se preparar para mais uma edição memorável da celebração religiosa, que promete reunir uma grande quantidade de pessoas e manter viva a tradição do Baixo São Francisco.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo