A programação do Marias + Saúde terá início às 8h do dia 21 de julho, um domingo, e se estenderá até as 19h na sede da entidade, localizada na Av. Santa Cruz, vizinha da escola da Taboca. Durante todo o dia, as mulheres da região terão acesso a uma série de serviços de saúde, beleza e cultura, como consultas com oftalmologista, clínico geral e dentista, aferição de pressão arterial, exame rápido de glicemia, dança, ginástica funcional, além de serviços de beleza como corte e escova de cabelos, manicure, designer de sobrancelhas, maquiagem e limpeza/hidratação da pele. Além disso, haverá atividades culturais como rodas de conversa sobre violência e autoestima, leitura de estórias e exibição de filmes.
A semana de 22 a 26 de julho será dedicada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com a presença da carreta do hospital realizando mamografias em mulheres de 40 a 69 anos e citologias em mulheres de 25 a 64 anos. O cadastro das mulheres interessadas está sendo feito com antecedência pela Casa das Marias.
Segundo a presidente da Casa das Marias, Cléa Paixão, a realização de ações como o Marias + Saúde é fundamental para promover a saúde e felicidade das mulheres. Ela ressalta a importância do autocuidado e da prevenção de doenças, especialmente do câncer, que afeta uma parcela significativa das mulheres. Através da colaboração de profissionais da saúde, empresários e voluntários, a ação busca promover o bem-estar das mulheres da região.
Além das atividades previstas para o Marias + Saúde, a programação do Agosto Lilás incluirá palestras sobre a importância da primeira infância e o enfrentamento da violência contra as mulheres. O Instituto IMES – Casa das Marias, criado em 2021, tem como objetivo apoiar, capacitar e fortalecer meninas, mulheres e idosas de Taquarana e região.
Com uma ampla programação de serviços de saúde, beleza e cultura, o Marias + Saúde promete ser uma oportunidade única para as mulheres da região cuidarem de si mesmas e se empoderarem. A participação de diversos profissionais, empresas locais e voluntários demonstra o engajamento da comunidade na promoção da saúde e do bem-estar das mulheres taquaranenses.