O evento, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, reuniu técnicos e gerentes municipais de convênios que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a gestão de investimentos públicos. Temas como as etapas de contratos de repasses, modelos de execução e acompanhamento de obras foram debatidos e esmiuçados durante o curso.
O superintendente de planejamento da Seplag, Genildo Silva, marcou presença na abertura do evento e ressaltou a importância da capacitação para os servidores. “A legislação é complexa, envolve diversas plataformas e está sempre sujeita a atualizações. Com as capacitações, expandimos a capacidade do Estado e dos Municípios de implementar políticas públicas e aportar mais recursos via Governo Federal”, afirmou Genildo.
Para o Assessor Técnico e Coordenador da Rede de Captação e Gestão de Recursos da AMA, Francisco Batinga, a parceria entre a Associação e órgãos dos poderes executivos federal e estadual é essencial para levar um conhecimento técnico aprofundado e possibilitar uma melhor prestação de serviço na ponta.
Ao todo, mais de 90 servidores da rede municipal e estadual participaram dos dois dias de capacitação. O objetivo principal do encontro foi fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para garantir a correta aplicação e gestão dos recursos públicos, evitando interrupções ou suspensões nos investimentos das cidades. A capacitação também teve como foco fornecer um embasamento teórico e prático para que os servidores possam realizar uma gestão eficiente e transparente dos convênios.
Essa iniciativa demonstra o comprometimento das entidades envolvidas em capacitar os servidores públicos, visando a melhoria na aplicação dos recursos e uma gestão mais eficiente e transparente dos convênios e investimentos federais. Estar capacitado para gerir e aplicar corretamente os recursos públicos é essencial para o desenvolvimento e o progresso das cidades e do estado como um todo.