MUNICIPIOS – Bibliotecas de Alagoas Recebem Primeira Remessa de Livros do Programa Nacional do Livro, Fortalecendo o Acesso à Leitura e à Educação no Estado.

As bibliotecas públicas e comunitárias de Alagoas estão passando por um momento marcante com a recente chegada dos primeiros acervos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) + Bibliotecas. Essa iniciativa, promovida pelo Governo Federal, representa um esforço significativo para reabastecer espaços de leitura em todo o Brasil, e Alagoas não ficou de fora. O trabalho fabril é resultado da colaboração eficiente entre o Governo do Estado e as esferas de Cultura e Educação, que desde o início de 2023 vêm se dedicando a fortalecer o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

A secretária de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressalta que essa entrega profunda o compromisso em promover o acesso ao livro e à leitura. “Nós estamos fortalecendo a educação e a cultura, assegurando oportunidades justas para crianças, jovens e comunidades inteiras”, enfatiza. Essa iniciativa não apenas amplia o leque de opções literárias disponíveis, mas também visa inspirar um novo amor pela leitura nas camadas mais novas da população.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Mira Dantas, complementa que o êxito da entrega é fruto de um esforço técnico robusto. Para assegurar que os municípios estivessem prontos para receber os novos materiais, foi necessário um trabalho meticuloso de revisão e organização. Ao todo, as bibliotecas receberão até 600 livros, que abrangem fábulas, poemas e adaptações de clássicos voltados para o público infantil.

As remessas já chegaram a diversos municípios, incluindo Maceió, União dos Palmares, Arapiraca e muitos outros, proporcionando acesso a uma diversidade literária que enriquecem o acervo local. Esta entrega é apenas o início de uma série de ações planejadas para reforçar continuamente a oferta cultural e educativa nas bibliotecas registradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Essa ação, incentivada pelo Ministério da Educação e o Ministério da Cultura, segue active, apoiando a distribuição de livros até as áreas mais remotas, através da colaboração com prefeituras municipais, e representa um avanço inquestionável nas políticas públicas voltadas para a leitura e a educação no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo