MUNICIPIOS – Atualização cadastral: Programa de Regionalização do Turismo convoca municípios de Alagoas para adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro 2025.

A Secretaria de Estado do Turismo Alagoas (Setur) deu início, no dia 1º de fevereiro, ao processo de atualização cadastral dos municípios alagoanos para o ano de 2025. Essa ação é de extrema importância para a estruturação dos destinos turísticos, o apoio à gestão local e a promoção do turismo no país, conforme destaca a Setur.

A atualização cadastral é um requisito do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e deve ser feita de forma online, através do site www.sistema.mapa.turismo.gov.br, com a inserção dos documentos necessários para a adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro 2025.

A superintendente de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Sandra Villanova, ressalta a importância da participação dos gestores municipais nesse processo, garantindo a inserção do município no Mapa do Turismo. Ela destaca que a atualização do cadastro é fundamental para a regionalização do turismo alagoano e facilita o acesso aos recursos do Governo Federal para a estruturação dos municípios.

Os gestores que não realizaram o cadastro no ano anterior podem buscar a atualização para o ano de 2025. A Setur disponibiliza um email e um número de telefone para esclarecer dúvidas sobre o processo.

Com a atualização cadastral, os municípios devem comprovar a existência de órgão responsável pela pasta de turismo, dotação orçamentária destinada ao turismo, prestador de serviços turísticos cadastrado no Ministério do Turismo, conselho ou fórum municipal de turismo ativo, equipamento do Cadastur ligado às atividades obrigatórias e termo de compromisso de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

Sandra Villanova destaca que em 2024 Alagoas passou a ter sete regiões turísticas e 50 municípios cadastrados no programa, e que o objetivo da Setur é aumentar a participação, considerando a diversidade e potencial turístico do estado.

Assim, a Setur convoca os municípios alagoanos a se atentarem aos prazos e procedimentos necessários para garantir a participação no Mapa do Turismo e fortalecer a estruturação turística do estado.

Sair da versão mobile