Um dos principais tópicos em pauta foi a abertura de um crédito especial no orçamento vigente, conforme prevê o artigo 41 da Lei nº 4.320/1964. Essa medida se mostra fundamental para a contratação de empresas especializadas que serão responsáveis pela gestão, fiscalização e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. Estes projetos são direcionados a obras civis, melhorias em vias públicas e infraestrutura nos municípios envolvidos.
Além disso, também foi aprovada uma Resolução Orçamentária que define as diretrizes necessárias para a execução financeira do consórcio. O presidente do Conisul, Felipe Jatobá, enfatizou a importância desse consórcio na articulação e no planejamento regional. “Reafirmamos nosso compromisso com a gestão pública e buscamos sempre oferecer soluções que atendam às reais necessidades de nossos municípios”, afirmou.
Esta assembleia não apenas reforçou o compromisso dos gestores locais com um planejamento integrado, mas também simbolizou um passo importante para fortalecer a colaboração entre as cidades do sul de Alagoas, sempre com o objetivo de promover um desenvolvimento mais sustentável e coeso na região.