MUNICIPIOS – Apesar do recuo nacional, Alagoas tem o maior crescimento no volume de vendas no país em dezembro

Alagoas tem o maior crescimento nas vendas no comércio varejista em dezembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). O estado registrou um aumento de 3,5% nas vendas em comparação com o mês de novembro, o maior índice de crescimento do país para este período.

De acordo com a PMC, em dezembro de 2023, catorze das vinte e sete unidades da federação registraram variação positiva nas vendas do varejo. Além de Alagoas, destacaram-se os estados do Amapá, com um crescimento de 3,1%, e Goiás, com 3,0%. Já treze estados do Brasil tiveram queda nas vendas, com destaque para Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Comparando dezembro de 2023 com o mesmo mês do ano anterior, as vendas no varejo em Alagoas tiveram um crescimento de 4,7%, com um crescimento acumulado de 3,4% ao longo do ano. No Brasil, por outro lado, as vendas no varejo recuaram 1,3% em dezembro, enquanto o crescimento acumulado no país foi de 1,7% durante o ano.

Além do comércio varejista, a PMC também analisou o comércio varejista ampliado, que inclui os setores de veículos, motos, partes e peças, material de construção, e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo. Neste segmento, Alagoas também se destacou, apresentando um crescimento de 2,7% em dezembro, o melhor índice do país para o período.

O acúmulo do crescimento no comércio varejista ampliado em Alagoas ao longo do ano foi de 2,4%. A PMC tem como objetivo acompanhar a evolução do comércio varejista em todo o país, produzindo resultados mensais acerca da variação do volume e receita nominal de vendas. As informações da pesquisa estão disponíveis no site do IBGE e no catálogo de publicações do Instituto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo