Em Penedo, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cobertura vacinal contra a febre amarela atingiu 84,67% em 2023 e, até o mês de novembro de 2024, o índice girava em torno de 79,17%, sem o registro de casos da doença na região. A vacinação é fundamental para prevenir a propagação do vírus, sendo recomendada a primeira dose para crianças a partir de 9 meses de idade, com um reforço aos 4 anos. Para aqueles maiores de cinco anos que já foram imunizados, não é necessário receber uma nova dose.
A Diretora de Epidemiologia e Imunização da SMS, Dhayanna Gabryella de Oliveira, ressaltou a importância da vacinação contra a febre amarela, afirmando que todas as unidades básicas de saúde oferecem o imunizante. É fundamental esclarecer que a vacina é segura e a única forma eficaz de prevenção contra a doença. No entanto, é importante ressaltar que gestantes, lactantes de crianças com menos de 6 meses e pacientes com imunodeficiências primárias não devem receber a vacina.
Além da imunização, a SMS destaca a necessidade de colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor também da febre amarela, por meio da eliminação de criadouros e manutenção de ambientes limpos. A prevenção e a conscientização são fundamentais para evitar a propagação da doença e garantir a saúde pública.