O estudo revelou que o crescimento no número de empregos nas MPEs ocorreu em todos os setores econômicos, com destaque para o setor de serviços, que registrou um saldo de 2.576 empregos gerados. Na indústria de transformação foram 1.251 postos de trabalho, enquanto na construção foram registrados 1.225 e no comércio 823. Os dados foram coletados a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Sebrae.
Os números mostram que as MPEs foram responsáveis por cerca de 70% dos empregos formais criados em todo o país. Apenas no primeiro semestre deste ano, o Brasil gerou 709.698 novos postos de trabalho, de um total de 1.023.540 gerados no mesmo período em todo o país.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação, Arthur Albuquerque, atribui o crescimento no número de empregos ao investimento feito pelo governo estadual, principalmente em capacitação de mão de obra. Para ele, o programa Emprega Mais Alagoas tem contribuído para gerar resultados positivos na geração de emprego e renda. A capacitação dos cidadãos tem proporcionado oportunidades de ingresso ou retorno ao mercado de trabalho.
O superintendente do Banco do Nordeste (BNB) em Alagoas, Sidinei Reis, informou que cerca de R$ 165 milhões foram financiados para as MPEs no estado e a previsão é encerrar o ano com R$ 250 milhões alocados para o segmento. O valor contratado nos primeiros seis meses representa um aumento de 17% em comparação com o mesmo período de 2022. Maceió é o município com maior demanda de crédito para o setor, representando 28%, seguido por Piranha com 16% e Arapiraca com 11%.
Os resultados positivos na geração de empregos pelas MPEs em Alagoas refletem os esforços do governo e do setor privado em fomentar o empreendedorismo e estimular o crescimento econômico do estado. A capacitação da mão de obra e o acesso ao crédito têm sido fundamentais nesse processo, contribuindo para a criação de empregos e o fortalecimento do setor empresarial. A expectativa é que esse cenário positivo se mantenha e que mais oportunidades de trabalho sejam geradas nos próximos meses.