MUNICIPIOS – Alagoas recebe 21 mil doses da vacina Moderna contra a Covid-19, distribuindo imunizante para os 102 municípios do estado.



Nesta terça-feira (29), Alagoas recebeu uma nova remessa da vacina Moderna contra a Covid-19, com a chegada de 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Essas doses serão distribuídas para os 102 municípios do estado, com a intenção de acelerar o processo de imunização da população alagoana.

A distribuição das vacinas já teve início e os municípios da I Macrorregião de Saúde, que englobam áreas como Zona da Mata, Vale do Paraíba, Litorais Norte e Sul, já podem retirar suas cotas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) em Maceió. O maior quantitativo de doses, 5.160, será destinado à capital alagoana, garantindo uma cobertura significativa na região.

Os municípios da II Macrorregião de Saúde, localizados no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, poderão retirar suas cotas na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Creadi) em Arapiraca. A distribuição dessas doses está programada para iniciar na quinta-feira (31), devido ao feriado municipal em razão da Emancipação Política da cidade nesse dia.

Para garantir transparência e segurança no processo de distribuição das vacinas, é necessário que as secretarias municipais de Saúde façam a solicitação por meio do Sies (Sistema de Informação de Insumos Estratégicos), conforme determinação do Ministério da Saúde. Essa medida visa assegurar que os imunizantes cheguem de forma correta e eficaz para cada município.

Além disso, a vacina Moderna tem como público-prioritário as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que devem receber duas doses com intervalo de quatro semanas. Também serão vacinadas com essa nova remessa as crianças de 5 a 11 anos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para o esquema vacinal adequado.

Com a chegada dessas novas doses, o governo de Alagoas reforça seu compromisso em ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra a Covid-19, consolidando mais um passo importante no enfrentamento da pandemia no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo