Lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em Alagoas Busca Aumentar Participação Municipal
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foi lançado nesta segunda-feira, com o objetivo de incentivar a participação de municípios alagoanos. A expectativa é superar a edição anterior, que contou com 15 cidades e 30 projetos inscritos, dos quais 10 foram selecionados para a fase nacional, destacando a inovação e a eficácia da gestão pública em Alagoas.
Marcelo Beltrão, presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), enfatizou a importância do prêmio como uma vitrine para os gestores locais. Ele destacou que a AMA, em parceria com o Sebrae, busca mobilizar prefeitos e prefeitas para que mostrem ao Brasil o compromisso de Alagoas com o desenvolvimento econômico e o apoio a pequenos negócios, fundamentais para o crescimento das cidades.
Desde sua criação em 2001, o Prêmio, que anteriormente era conhecido como Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, visa promover políticas públicas que incentivem o empreendedorismo local. O superintendente do Sebrae, Domício Silva, destacou seu papel estratégico na criação de um ambiente favorável para pequenas e médias empresas no Brasil.
A deputada estadual Fátima Canuto também ressaltou o papel da AMA como parceira em grandes iniciativas e considerou o prêmio uma força transformadora não apenas para os concorrentes, mas para toda a rede de empreendedorismo que se beneficia do processo.
Alagoas segue avançando na regulamentação da Lei Geral Municipal, com 91 dos 102 municípios já implementando benefícios que favorecem as pequenas empresas. A prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, salientou a importância deste avanço para melhorar a governança e assegurar o desenvolvimento de políticas eficazes.
Nesta XIII edição, o prêmio apresenta nove categorias diferentes, e os municípios poderão inscrever até dois projetos em áreas como empreendedorismo rural, sustentabilidade e inovação. As inscrições iniciam em 6 de agosto e se estendem até 21 de janeiro de 2026, com a cerimônia de premiação estadual marcada para 23 de abril e a nacional prevista para o final de maio. O prêmio se consagra, assim, como uma ferramenta vital para a promoção de melhores práticas em gestão pública e desenvolvimento econômico nas municipalidades alagoanas.