Mirna Vaz, assessora técnica do Cosems-AL, adicionou que, em regiões com hospitais regionais, as tomografias serão realizadas nessas instituições, priorizando os atendimentos das carretas do programa voltados à saúde da mulher e oftalmologia. Rafaela Albuquerque, secretária de Saúde de Arapiraca, enfatizou a importância da colaboração entre os serviços prestados pelas carretas e os hospitais, apontando que a pactuação referente a consultas e diagnósticos deve ser feita pelas respectivas regiões de saúde.
Buarque também alertou os gestores sobre a qualidade dos serviços prestados, sublinhando que a assistência deve abranger consultas, exames e tratamentos, constituindo um ciclo essencial para atender a população dependente do SUS. Na reunião, foram discutidos credenciamentos e habilitações de serviços de saúde, destacando a aprovação de três itens por mérito e a desabilitação de leitos em diversos hospitais.
Além disso, a CIB abordou temas como o novo instrumento de estratificação de risco obstétrico e o desenvolvimento de um Curso de Qualificação em Saúde voltado à população LGBTQIAPN+, comunidades quilombolas e tradicionais. O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas, reunindo gestores e técnicos do setor de saúde. Essa reunião marca um importante passo na busca por um SUS mais efetivo e acessível aos alagoanos.










