Durante a reunião, uma das pautas em destaque foi a apresentação da proposta para o 2º ciclo de formação do Projeto na Rede/Fiocruz, voltado para a capacitação dos profissionais de saúde em Alagoas, com previsão de início para 2026. Outro ponto de discussão foi a formalização do credenciamento de uma equipe multiprofissional de apoio, a EMAP, na cidade de Santa Luzia do Norte, além da requalificação de Centros de Especialidades Raros (CER) de tipo III para IV, adequada para atender a demanda de pacientes com deficiências múltiplas.
Os participantes também aprovaram um importante aporte financeiro de 20% do governo federal para os Centros Especializados de Reabilitação que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapiraca e a oficina ortopédica da Associação Pestalozzi de Maceió. Além disso, o Termo de Adesão do Centro de Especialidades Odontológicas de Porto Calvo à Rede de Cuidados à Pessoas com Deficiência foi aprovado com unanimidade.
Outro tema abordado foi o ressarcimento de valores a serem adequados pelo Ministério da Saúde, referente aos atendimentos prestados a beneficiários de planos de saúde nos municípios de Mar Vermelho, São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Ibateguara, Jundiá, Anadia, Dois Riachos, Campestre e Porto de Pedras. Para isso, ficou acordado que o Cosems-AL, em conjunto com o Estado, realizará um estudo que convoque os demais municípios que estejam com pendências sobre essa modalidade de ressarcimento, visando garantir a correta aplicação dos recursos na saúde pública.