Enquanto algumas regiões contam com a infraestrutura necessária para desenvolver suas próprias soluções digitais, outras enfrentam desafios consideráveis que dificultam a modernização dos serviços públicos. Essa disparidade resulta em fragmentação, retrabalho e desigualdade no acesso da população a serviços que deveriam ser digitais, como explicou a secretária-adjunta de Governo Digital do MGI.
O acordo, que terá validade de 24 meses, permitirá ao Serpro participar ativamente de eventos e discussões sobre iniciativas de governo digital, ajudando a entender as necessidades das administrações locais e a simplificar o acesso dos cidadãos a esses serviços. Com um robusto portfólio de soluções, o Serpro está em posição de oferecer alternativas eficientes, eliminando a necessidade de cada estado ou município desenvolver sistemas do zero, o que pode reduzir custos e acelerar a digitalização.
Atualmente, a Rede GOV.BR abrange todos os 27 estados e conta com a adesão de mais de 2.500 municípios, promovendo ações de colaboração e intercâmbio entre as esferas do governo. Este esforço tem como base a Estratégia Nacional de Governo Digital, que busca articular iniciativas de digitalização e garantir serviços públicos mais acessíveis, eficientes e seguros para todos os cidadãos.
