MUNICIPIOS – Aberto edital para seleção de municípios em programa de adaptação climática com foco em saneamento e gestão de riscos; inscrições vão até 6 de fevereiro de 2026.

As inscrições para o projeto “Rede Clima Municipal: Pequenas Cidades Planejando o Amanhã” estão oficialmente abertas. Esta iniciativa, desenvolvida pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), pretende selecionar até cinco grupos de municípios, cada um composto por até oito cidades. O objetivo é proporcionar apoio técnico especializado na criação de Planos Municipais de Adaptação Climática, com ênfase no fortalecimento do saneamento básico, na gestão de riscos e desastres e na vigilância em saúde ambiental.

O edital é direcionado a prefeitos, consórcios, associações e fóruns municipais que consigam reunir municípios com algumas características específicas. Para participar, é necessário que os municípios tenham uma população máxima de 50.000 habitantes, estejam localizados no Brasil, demonstrem capacidade de articulação em rede e apresentem um comprometimento político e técnico com as demandas climáticas até 2026.

Os municípios selecionados terão acesso a um pacote abrangente de suporte técnico, que inclui capacitação para gestores e servidores, assessoria na elaboração de instrumentos de planejamento, diagnósticos de riscos e vulnerabilidades climáticas, além da integração das agendas climáticas aos planos de saneamento.

As inscrições, que são gratuitas e realizadas exclusivamente online, vão até 6 de fevereiro de 2026. O cronograma também contempla análise e seleção dos projetos entre 6 e 13 de fevereiro, com a divulgação dos resultados prevista para o mesmo dia. As atividades começam em 25 de fevereiro. Este é um convite para que as cidades se preparem para os desafios do futuro, adotando uma postura mais resiliente e inovadora frente às questões climáticas.

Sair da versão mobile