O objetivo do projeto é avaliar o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos do 4º ao 8º ano, por meio de evidências comparáveis entre os países participantes. A avaliação será realizada entre os dias 28 de agosto e 15 de setembro, contemplando uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros.
A Escola Municipal Francisco Mangabeira, que conta com 306 alunos e oferece educação do 6º ao 9º ano, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passou por uma importante reforma e foi reinaugurada em julho deste ano. Com um prédio que dispõe de oito salas climatizadas, videoteca, sala de informática, banheiros, despensa, depósito, pátio coberto, secretaria, diretoria, cozinha e salas de coordenação e dos professores, a escola busca proporcionar um ambiente mais confortável e adequado para o aprendizado.
A participação no estudo TIMSS ocorrerá por meio da aplicação de um teste que avaliará os conhecimentos de matemática e ciências dos estudantes. Além disso, serão coletadas informações sobre as diferenças nos sistemas educacionais dos países participantes, por meio de questionários preenchidos pelos alunos, pais/responsáveis, professores e diretores de escola.
A prova será realizada de forma eletrônica, sem necessidade de conexão à internet, e terá duração média de aproximadamente 4 horas, com intervalo de 30 minutos. Caso a escola não possua computadores suficientes, notebooks serão fornecidos pelo Cebraspe, organização responsável pela aplicação do teste.
A secretária de Educação de Traipu, Juliana Kummer, comemorou a escolha da escola para participar do estudo e ressaltou a evolução da Educação no município nos últimos anos. Segundo ela, essa conquista demonstra o excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), preparando os estudantes para obterem os melhores resultados em qualquer avaliação.
A IEA, responsável por organizar o estudo TIMSS, é uma associação internacional que reúne instituições de pesquisa, agências governamentais, acadêmicos e analistas para avaliar, compreender e aprimorar a educação em todo o mundo. Mais de 60 países fazem parte dessa rede e mais de 100 sistemas educacionais participam dos estudos desenvolvidos. O Brasil aderiu ao TIMSS em 2022, sendo o Inep responsável pela aplicação no país.
Portanto, a seleção da Escola Municipal Francisco Mangabeira para fazer parte da amostra do estudo internacional TIMSS é um reconhecimento do avanço da Educação em Traipu e uma oportunidade para avaliar e aprimorar ainda mais o ensino de matemática e ciências no município.