Os gestores de Unidades de Conservação, sejam elas federais, estaduais, municipais ou privadas, têm até o dia 30 de junho para cadastrar as atividades que ocorrerão no evento, incentivando a participação da comunidade local. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância da realização de eventos em UCs, destacando que esses locais são essenciais tanto para a preservação da natureza quanto para o enfrentamento das mudanças climáticas. Além disso, a iniciativa serve como uma oportunidade valiosa para a promoção da educação ambiental, atraindo públicos de diferentes faixas etárias.
Este ano, o evento também marca os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que foi estabelecido pela Lei 9.985/2000 e é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com a execução do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Atualmente, o SNUC abriga 3.185 Unidades de Conservação, sendo 778 de gestão municipal. Em 2024, o Brasil presenciou a criação de 31 novas UCs, quase metade delas com a classificação de parques, evidenciando o papel prominentemente ativo dos municípios na criação de novas áreas protegidas em comparação com os estados e a União.
Assim, “Um Dia no Parque” se consolida não apenas como um evento, mas como uma celebração da natureza e da importância das Unidades de Conservação para um futuro mais sustentável.