MUNICIPIOS –

"8ª Edição de ‘Um Dia no Parque’ Promete Mobilizar 135 mil Visitantes em Unidades de Conservação pelo Brasil"



No próximo dia 20 de julho, o Brasil se prepara para a 8ª edição do evento “Um Dia no Parque”, uma iniciativa promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação (UCs). Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a expectativa é que mais de 135 mil pessoas visitem aproximadamente 450 Unidades de Conservação em todo o território nacional, participando de trilhas, atividades recreativas, observação de fauna e diversas ações de voluntariado.

Os gestores de Unidades de Conservação, sejam elas federais, estaduais, municipais ou privadas, têm até o dia 30 de junho para cadastrar as atividades que ocorrerão no evento, incentivando a participação da comunidade local. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância da realização de eventos em UCs, destacando que esses locais são essenciais tanto para a preservação da natureza quanto para o enfrentamento das mudanças climáticas. Além disso, a iniciativa serve como uma oportunidade valiosa para a promoção da educação ambiental, atraindo públicos de diferentes faixas etárias.

Este ano, o evento também marca os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que foi estabelecido pela Lei 9.985/2000 e é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com a execução do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Atualmente, o SNUC abriga 3.185 Unidades de Conservação, sendo 778 de gestão municipal. Em 2024, o Brasil presenciou a criação de 31 novas UCs, quase metade delas com a classificação de parques, evidenciando o papel prominentemente ativo dos municípios na criação de novas áreas protegidas em comparação com os estados e a União.

Assim, “Um Dia no Parque” se consolida não apenas como um evento, mas como uma celebração da natureza e da importância das Unidades de Conservação para um futuro mais sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo