Município de São José da Laje lança projeto de Educação Fiscal. Gibi e Aplicativo já estão disponíveis

A prefeita Angela Vanessa lançou, nesta quarta-feira (08), em São José da Laje o projeto de Educação Fiscal “Turma Lajense”. Na oportunidade, todos os presentes conheceram a funcionalidade didático-pedagógica do gibi e do aplicativo game do projeto. Investimento na atividade tributária passa a ser um dos pilares da gestão municipal em São José da Laje. Esse engajamento, que teve início ainda na gestão do ex-prefeito Rodrigo Valença, vem fazendo de São José da Laje exemplo para Alagoas e até para Municípios de outros Estados.

Estiveram presentes diversas autoridades municipais e convidados, entre eles os auditores fiscais da SEFAZ- AL Glaucia Tavares e  Yuri Miranda, Dra. Iris Basílio, presidente da Atrial (Associação dos Tributaristas de Alagoas), Dra. Raquel Firmino, vice-diretora da Escola de Contas do TCE – AL, Dra. Keler Cristina, Coordenadora do Curso de Direito da Estácio,  Afonso Brandão, Gerente Comercial da Estácio e representantes da Secretaria Municipal de Educação do Município de Rio Largo. Fizeram-se presentes, através de vídeos, a Advogada e Doutora  em Direito Tributário Micaela Dutra  (Rio de Janeiro), o Dr. Marcelo Magalhães que é presidente da Associação Paulista de Estudos Tributários – APET, a Dra. Maria Iva representando a Universidade Federal de Pernambuco e a Procuradora da Fazenda Nacional Dra. Carla  Guerra representando o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. Dos locais, o presidente da câmara de vereadores Júnior Valença e demais vereadores,  o secretário de relações institucionais Paulo Roberto Neno, demais secretários municipais, estudantes da rede pública municipal de ensino, professores, diretores escolares e populares.

O projeto Turma Lajense proporcionará a toda sociedade informações sobre os tributos e para onde eles são destinados, destacando a cultura do município e toda sua história. Através do aplicativo que já está disponível na plataforma digital  Android, os usuários poderão aprender e refletir sobre a atividade financeira do município, sobre investimentos em políticas públicas na saúde, infraestrutura, educação, etc. O aplicativo faz referência a uma moeda virtual chamada Tupi, cuja acumulação poderá ser simbolicamente destinada  para execução de ações no município.

A idealizadora do projeto de Educação  Fiscal  Turma Lajense, a Procuradora do município Dra. Roseli Matias, ressaltou a importância do projeto que é pioneiro no Brasil. “Hoje é um dia muito importante para o nosso município, motivo de muito orgulho e graças a parcerias tão importantes estamos lançando o gibi e o aplicativo Turma Lajense. Estes irão contribuir para que toda a sociedade entenda a importância dos tributos, para onde eles são destinados”. Disse.

A prefeita Angela Vanessa falou sobre o projeto. “O Nosso município tem um compromisso muito importante que  é o cuidado com a coisa pública e isso vai muito além dos prédios públicos, é o cuidado com os tributos, destinando os mesmos em ações de políticas públicas que vêm ao longo dos anos ajudando a desenvolver São José da Laje. Agradeço todos os nossos parceiros que fizeram com que esse projeto fosse possível e vamos continuar avançando, pautando a administração tributária como um pilar fundamental da nossa gestão. ” Afirmou, Angela Vanessa Prefeita de São José da Laje.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo