A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e contou com a presença de Felipe Cordeiro, chefe do Gabinete Civil, que representou o governador Paulo Dantas. Entre as reivindicações apresentadas pelos quilombos, destacam-se a inclusão dessas comunidades no Programa Vida Nova na Sua Casa, a necessidade de pavimentação e melhoria das estradas vicinais, implantação de sinalização, construção de cisternas, kits de irrigação e perfuração de poços, além de questões relacionadas a transporte e educação.
As pautas discutidas durante a reunião foram previamente passadas para o governador Paulo Dantas, e os projetos serão concentrados na Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, que irá mediar as demandas dos movimentos quilombolas com cada secretaria envolvida. Felipe Cordeiro ressaltou a importância das reivindicações e destacou a atenção do governo estadual a cada solicitação apresentada.
O secretário executivo da Infraestrutura, Mac Lira, reafirmou o compromisso do governo em atender os pedidos com agilidade e reconheceu a legitimidade dos pontos discutidos na reunião. A expectativa é que, com a atuação coordenada das secretarias envolvidas, as demandas das comunidades quilombolas sejam atendidas de forma satisfatória e no menor tempo possível.
Diante do cenário de desigualdade e falta de acesso a serviços essenciais em algumas comunidades quilombolas, a reunião representou um importante passo para a promoção de políticas públicas inclusivas e que visam garantir os direitos e a qualidade de vida dessas populações historicamente marginalizadas.