Mulheres em situação de rua ganham dia de beleza

Como forma de homenagear as mulheres no Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceira com o Salão Fios de Cabelo, promoveu um dia de beleza para mulheres em situação de rua. A proposta é elevar a autoestima destas mulheres, que estão em fase de resgate do projeto de vida.

Organizada pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) I, a ação teve como intuito oferecer serviços de beleza para algumas mulheres que viveram em estado de vulnerabilidade e, assim, aumentar sua autoestima.

Segundo a coordenadora do Centro Pop I, Alessandra Silva, além do reconhecimento da luta de cada uma, o serviço de beleza também é um diferencial que pode ensinar mais sobre a importância da higienização e de como a autoestima influencia na saúde. “É um dia diferente, que vai ajudar na qualidade de vida dessas mulheres. Essas pessoas acreditavam que por estarem nas ruas, não deveriam se cuidar, até por medo de poderem ser estupradas”, disse a coordenadora.

As seis mulheres escolhidas do Centro Pop foram selecionadas pela frequência e a participação nos serviços oferecidos. De acordo com Alessandra, esse tipo de indicação também foi uma estratégia para que outras mulheres sigam os exemplos das participantes.

“Trabalhamos com estas mulheres o resgate do projeto de vida delas para que saiam de forma consistente da situação de rua e promover a autoestima através de ações de beleza é fundamental neste processo. Agradecemos muito a parceria com o Salão Fios de Cabelo em promover um momento como este”, explica a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

A gerente de marketing do Salão Fios de Cabelo, Joane Guedes, destaca que a parceria foi compreendida como um convite, que casou com uma das características do estabelecimento: a realização de ações sociais. “Assim que recebemos a proposta, fomos atrás do que pudéssemos acrescentar para que esse dia fosse ainda mais especial. Graças aos nossos parceiros, as mulheres, além dos serviços do salão, também ganharam sapatos da loja Abby’s, kits de higiene pessoal produzidos por Leo Cosméticos, roupas novas doadas pela loja Dona Tetê, fotos do Portal Stylife e um lanche exclusivo preparado pela chef Tatiana Brasil”, completou.

No salão, as mulheres tiveram acesso a serviços de cabelo, manicure, pedicura, maquiagem e massagem. “Foi um momento prazeroso, todos estavam ansiosos. Nossos colaboradores fizeram questão de se preparar para a chegada dessas mulheres e ao longo do dia, nós víamos o sorriso e a emoção dos nossos trabalhadores em terem feito parte deste momento e de conhecerem historias que foram inspiradoras para todos”, disse Joane.

Jucineide Torres foi uma das beneficiadas pela ação. “Participar desta ação foi muito gratificante. Muitas mulheres precisam de momentos como este. Eu me senti uma princesa”, comentou.

Como funcionam os Centros Pop

O trabalho do Centro Pop é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As duas unidades de Maceió – localizadas no bairro de Jaraguá e Farol – funcionam como lugares de vivência e cada um tem capacidade para atender por dia cerca de 60 usuários, sendo 30 no período da manhã e mais 30 no período da tarde.

Nestes espaços de vivência, as pessoas em situação de rua se alimentam e fazem sua higiene pessoal, recebem orientações socioassistenciais e são encaminhadas para emissão de documentos, inscrição em programas habitacionais, tratamento de dependência química, apoio psicossocial, cursos de formação e vagas de emprego.

Celiany Rocha reforça que os Centros Pop têm um papel fundamental no resgate do projeto de vida de famílias em situação de rua. “Os técnicos da unidade encaminham esses usuários à rede socioassistencial e as demais políticas públicas, buscando a autonomia dessas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas”, enfatizou a secretária.

O Centro Pop I esta localizado na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá. Já o Centro Pop II funciona na Avenida Tomás Espíndola, número 86, Farol.

Com assessoria

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo