As mobilizações ocorrerão em capitais de todo o país. Em São Paulo, os participantes se concentrarão às 14h no Masp, enquanto no Rio de Janeiro o ato está agendado para às 12h, em Copacabana. Belo Horizonte acolherá a manifestação às 11h, na Praça Raul Soares, enquanto Brasília receberá os manifestantes às 10h, na Feira da Torre de TV. Outras cidades, como Curitiba, Manaus, Campo Grande, São Luís e Teresina, também se unirãom à causa. Maceió, por exemplo, terá sua mobilização marcada para as 15h, na Praça Sete Coqueiros, sob o lema “Vamos juntas!”, convidando tanto mulheres quanto homens a se unirem contra a violência.
A indignação da sociedade foi intensificada por uma série de crimes recentes que chocaram o país. Na última sexta-feira (5), o corpo carbonizado da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos, de apenas 25 anos, foi encontrado em Brasília, levando à investigação do caso como feminicídio, especialmente após a confissão de um soldado envolvido. Em um caso anterior, Tainara Souza Santos sofreu mutilações após ser atropelada e arrastada por um quilômetro, e o motorista está sendo acusado de tentativa de feminicídio. Outra tragédia ocorreu no Rio de Janeiro, onde duas funcionárias do Cefet-RJ foram assassinadas a tiros por um colega de trabalho que cometeu suicídio em seguida.
De acordo com dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero, cerca de 3,7 milhões de mulheres vivenciaram violência doméstica no último ano. Em 2024, o Brasil já registrou 1.459 feminicídios, uma média alarmante de quatro mulheres mortas por dia. Em 2025, o número de vítimas já superou 1.180, com quase 3 mil atendimentos diários relatados pelo Ligue 180, segundo informações do Ministério das Mulheres.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo para uma mobilização nacional contra a violência de gênero e pediu aos homens que adotem uma atitude proativa para ajudar a mudar a cultura de agressões que afeta as mulheres brasileiras. Essas mobilizações refletem um clamor crescente por mudança e uma sociedade mais justa e segura para todos.









