Mulher em tratamento de câncer dá à luz bebê saudável em meio a desafios médicos inesperados, desafiando prognósticos e surpreendendo equipe.

Em um caso que foi descrito como um verdadeiro milagre, a comerciante Fernanda Silva de Almeida deu à luz sua filha, Rhadassa, no dia 20 de agosto deste ano, um dia antes de completar 33 anos de idade. O que torna essa história tão surpreendente são os riscos enfrentados pela mãe durante a gestação e o parto, devido ao seu histórico de trombose e ao tratamento de câncer que estava realizando.

Apesar de estar passando por sessões de quimioterapia desde o último mês de gestação, e ainda continuar com o tratamento a cada 15 dias, Fernanda conseguiu dar à luz sua filha de forma relativamente tranquila. Rhadassa nasceu saudável, com 2,440 kg e 46 centímetros, em um parto natural realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

A nefrologista Rafaella Barros, que acompanha Fernanda desde 2021, afirmou que se trata de um caso extremamente raro. Ela destacou que, apesar de ser comum ter pacientes gestantes que fazem hemodiálise, a associação de uma paciente grávida, em tratamento oncológico e realizando diálise é algo incomum e pouco documentado na literatura médica.

Fernanda já vinha lutando contra um linfoma de Hodgkin desde 2019 e, além disso, desenvolveu problemas renais após o início do tratamento com quimioterapia. A descoberta da gravidez veio como uma surpresa, mas também trouxe preocupação, devido aos riscos envolvidos para a mãe e o bebê, especialmente considerando as condições pré-existentes da paciente.

Mesmo enfrentando um cenário de alto risco, com histórico de trombose e doença renal crônica, Fernanda conseguiu superar todas as dificuldades e dar à luz a Rhadassa. O obstetra Thiago Saraiva, que acompanhou a gestação e realizou o parto, destacou a importância de um acompanhamento médico especializado e da dedicação da equipe para alcançar esse desfecho positivo.

A história de Fernanda e sua filha Rhadassa é um verdadeiro testemunho de superação e força diante das adversidades da vida. O nascimento saudável da criança é um símbolo de esperança e renovação, mostrando que, muitas vezes, a vida é capaz de nos surpreender até nos momentos mais difíceis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo