Segundo relatos, a mulher só foi perceber a dívida bilionária quando tentou efetuar o pagamento de uma conta e teve seu cartão recusado. Foi então que Christiane se deu conta de que se tratava de um débito indevido e decidiu tomar medidas legais contra o banco responsável pela cobrança. Entrando com uma ação judicial por danos morais, a auxiliar administrativa conseguiu a restituição do valor e ainda firmou um acordo de indenização.
Esse não é um caso isolado. No ano de 2024, o Procon-AL registrou mais de 17.000 queixas relacionadas a cobranças indevidas, seja por parte de bancos, empresas de telefonia ou até mesmo contas que já haviam sido pagas. Diante desse cenário, o órgão de defesa do consumidor orienta que, ao se deparar com situações de cobranças injustas, é imprescindível procurar a empresa responsável e, caso o problema não seja solucionado, buscar auxílio junto ao Procon.
Essa história de Christiane Mirelly Duarte Pereira serve como um alerta para todos os consumidores sobre a importância de ficar atento às movimentações em suas contas e, principalmente, não hesitar em buscar seus direitos caso se deparem com situações abusivas por parte das empresas. A batalha da auxiliar administrativa contra a cobrança bilionária mostra que, com determinação e amparo legal, é possível reverter injustiças e garantir a proteção dos direitos do consumidor.