As primeiras medidas de bloqueio começam à meia-noite do sábado, 31 de janeiro. A partir deste momento, a Avenida Silvio Carlos Viana, um dos pontos centrais das celebrações, será interditada para acomodar a Rua Fechada. As interdições gerais começam ao meio-dia deste mesmo sábado e seguirão até a noite de domingo, 1º de fevereiro, quando o DMTT iniciará os bloqueios às 6h.
Várias vias importantes da área serão afetadas, incluindo as ruas Antônio Ferreira Rodrigues, Conde de Irajá, e Teófilo Otoni. Além disso, o tráfego será interrompido em pontos estratégicos da Avenida Silvio Carlos Viana, especialmente em frente à barraca Sete Coqueiros, e no cruzamento com a Rua Hígia Vasconcelos, bem como na Avenida Álvaro Otacílio, próximo à Rua Durval Guimarães.
Em uma tentativa de reduzir o trânsito de veículos particulares, o DMTT aconselha aos foliões o uso de transporte público, táxis, mototáxis e aplicativos de transporte, que são alternativas viáveis durante a festividade. Para garantir a ordem, agentes de trânsito estarão posicionados em locais estratégicos, realizando rondas e oferecendo orientações tanto para condutores quanto para pedestres. A intenção é minimizar os impactos no trânsito para aqueles que não participarão das comemorações.
Além disso, painéis móveis de sinalização foram instalados para informar sobre os bloqueios e indicar rotas alternativas. A liberação das vias ocorrerá gradativamente, com base na dispersão do público ao final dos eventos.
Com um planejamento cuidadoso e a colaboração dos foliões, a expectativa é que as prévias de Carnaval em Maceió sejam não apenas seguras, mas também memoráveis.
