MPRJ pedirá condenação máxima de 84 anos para assassinos de Marielle Franco em júri que se inicia nesta quarta

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) está se preparando para um dos julgamentos mais aguardados dos últimos anos: o caso dos executores da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Em uma denúncia sólida e embasada, o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado pedirá ao Conselho de Sentença do IV Tribunal do Júri a condenação máxima para os réus Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, buscando uma pena de 84 anos de prisão.

O julgamento está marcado para começar nesta quarta-feira (30/10) às 9h, e ambos os réus foram denunciados pelo MPRJ por duplo homicídio triplamente qualificado, um homicídio tentado e receptação do veículo utilizado no crime. Ronnie e Élcio foram presos na operação Lume, realizada em março de 2019 em uma ação conjunta entre o MPRJ e a Polícia Civil. Os acusados confessaram ser os assassinos de Marielle e fecharam acordo de delação premiada.

Durante o julgamento, os jurados ficarão incomunicáveis e dormirão em dependências restritas do Tribunal de Justiça do Rio. A acusação pretende ouvir sete testemunhas, incluindo a jornalista Fernanda Chaves, única sobrevivente do atentado, familiares das vítimas e dois policiais civis. O processo que levou à prisão de Lessa e Queiroz é extenso, com 13.680 folhas, 68 volumes e 58 anexos.

É importante ressaltar que os denunciados serão ouvidos por videoconferência, uma vez que estão detidos em presídios federais. Ronnie está na penitenciária de Tremembé, em São Paulo, enquanto Élcio está em um presídio federal em Brasília. Este caso tem gerado grande comoção popular e será acompanhado de perto por toda a sociedade, afinal, foi um crime que chocou o país e que ainda aguarda por justiça.

A cobertura completa desse julgamento poderá ser acompanhada em tempo real nos principais veículos de comunicação. Aguardemos, então, pelos desdobramentos desse importante momento para a justiça brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo