Durante a visita, os representantes dos órgãos públicos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade enfrentada pelos alunos da turma EJAI Diversidade, que está em atividade há três meses. Um dos principais desafios enfrentados pelos alunos é a falta de implantação de benefícios essenciais, como transporte e merenda escolar. Essa situação acaba contribuindo para a evasão escolar, uma vez que as condições básicas para a permanência dos estudantes na escola não estão sendo atendidas.
A professora da turma destacou a urgência da garantia de direitos básicos, como alimentação imediata, para que os alunos possam se manter engajados no processo educacional. Além disso, o não cumprimento de programas como o Projovem e o Brasil Alfabetizado pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió prejudica a continuidade e a expansão da educação de jovens e adultos na cidade.
Durante o encontro, a aluna Cristiana de França, conhecida como China e representante alagoana no Movimento Brasileiro de Prostitutas, compartilhou os desafios enfrentados para o início da turma devido à falta de professor. Ela ressaltou a importância desse projeto não apenas para si, mas para todas as pessoas que são invisibilizadas e marginalizadas, enfrentando negação de direitos e preconceito.
Diante das dificuldades identificadas, os representantes do MPAL e do MPF se comprometeram a apurar a aplicação dos recursos federais destinados aos programas de educação de jovens, adultos e idosos em Maceió, visando garantir condições adequadas de transporte e merenda para os alunos. Além disso, foi enfatizada a importância da educação como ferramenta de inclusão social e superação de estigmas.
No contexto do lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, os órgãos públicos defendem que o município reforce o compromisso com o Pacto, visando reduzir os índices de analfabetismo e promover uma educação inclusiva e digna para todos os cidadãos. Medidas como a instauração de um procedimento administrativo para acompanhamento das políticas públicas de educação e o levantamento dos recursos destinados aos programas educacionais em Maceió foram anunciadas como encaminhamentos iniciais para garantir o acesso e a qualidade da educação de jovens, adultos e idosos na cidade.