Morre José Frejat, advogado e ex-deputado federal, aos 102 anos; pai do cantor Frejat e figura marcante da política carioca

Morre aos 102 anos José Frejat, advogado e político influente no Brasil

José Frejat, um renomado advogado e ex-deputado federal, faleceu neste sábado, dia 25, aos 102 anos, deixando um legado significativo na política brasileira. A informação foi confirmada pela sua família. Pai do cantor e compositor Frejat e de Mauro Frejat, José também era irmão do médico e ex-deputado Jofran Frejat, que nos deixou em 2020. A causa da morte ainda não foi revelada.

Nascido em março de 1924 na pequena cidade de Curupuru, no Maranhão, Frejat mudou-se para o Rio de Janeiro na adolescência. Ali, ele fez sua formação no prestigiado Colégio Pedro II, antes de ingressar na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ em 1947. Durante sua graduação, destacou-se no movimento estudantil, ocupando cargos de representação, como o de presidente do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira em 1949.

Sua trajetória na política estudantil se intensificou quando, em 1950, assumiu a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) após a renúncia de Rogê Ferreira. Paralelamente, também liderou o Diretório Central dos Estudantes da UFRJ, mostrando seu compromisso com a luta democrática em um período conturbado da história brasileira.

Concluindo o curso no início da década de 1950, Frejat foi um dos fundadores do Movimento Nacionalista Brasileiro e se tornou redator-chefe do jornal O Semanário, que teve sua circulação interrompida após o golpe militar de 1964. Durante o regime militar, Frejat se destacou na oposição, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e ocupou vários cargos na administração pública, incluindo o de procurador da Fazenda Nacional e vereador do Rio de Janeiro. Foi eleito deputado federal em 1978 e reeleito em 1982, acompanhando o fim do bipartidarismo no país.

Durante a redemocratização, Frejat foi um fervoroso defensor de eleições diretas, votando a favor da Emenda Dante de Oliveira e apoiando a eleição de Tancredo Neves em 1985. Ao longo da sua vida política, sua atuação se espalhou por várias siglas, entre elas PSB, PDT e PSDB.

Em 1986, Frejat tentou uma cadeira no Senado junto com Marcelo Alencar, mas não obteve sucesso. Mais recentemente, em 2018, ele buscou retornar à política como candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro, pela Rede Sustentabilidade, mas sua candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral. O legado de Frejat, marcado pelo compromisso com a democracia e o serviço público, será lembrado por muitos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo