Morre aos 93 anos o cientista brasileiro Rogério Cezar de Cerqueira Leite, deixando legado de inovação e pesquisa científica.



O renomado cientista brasileiro Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu aos 93 anos na madrugada deste domingo, 1. O velório está sendo realizado desde as 13h no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, e o sepultamento acontecerá às 17h.

Com formação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Leite era um engenheiro e físico, além de ser professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp). Ele também lecionou na prestigiada Universidade de Paris (Sorbonne). Sua contribuição para a ciência e pesquisa internacional foi amplamente reconhecida, tendo desempenhado um papel fundamental na criação e gestão de centros de pesquisa e inovação como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec), uma das primeiras incubadoras de empresas do Brasil.

Atualmente, Leite ocupava a presidência do conselho de administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos principais complexos de pesquisa em ciência e tecnologia do país. Sua liderança e comprometimento com o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro foram reconhecidos por diversas autoridades.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem a Leite nas redes sociais, destacando suas contribuições para a ciência e para as instituições de pesquisa do país. Lula ressaltou também o papel do cientista na defesa da democracia e da justiça social no Brasil. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) emitiu uma nota lamentando a morte do professor, destacando sua dedicação ao ensino, à pesquisa e à inovação.

A comunidade científica nacional e internacional lamenta a perda de Rogério Cezar de Cerqueira Leite, um exemplo de comprometimento com o desenvolvimento do país e um grande defensor da ciência e da inovação. Sua ausência deixará uma lacuna importante no cenário científico brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo