Morre aos 83 anos o maestro e pianista Laércio de Freitas, ícone da música brasileira, em São Paulo.

O renomado maestro, pianista e compositor Laércio de Freitas faleceu aos 83 anos, na última sexta-feira (5), em sua residência em São Paulo. Segundo informações da família, o músico teria morrido enquanto dormia. Ele estava hospitalizado desde o final do mês passado devido a uma infecção nos rins no Hospital da Universidade de São Paulo.

Nascido em Campinas, Laércio de Freitas era pai da talentosa atriz e cantora Thalma de Freitas. Seu corpo será velado e cremado neste sábado (6) no cemitério da Vila Alpina. Ele estudou piano no Conservatório Carlos Gomes, formando-se em 1957. Reconhecido como um dos maiores músicos do Brasil, Laércio integrou formações icônicas como o Radamés Gnattali Sexteto, a Orquestra Tabajara de Severino Araújo e o Tamba 4, onde entrou em substituição a Luis Eça.

A partir de 1966, sua carreira se expandiu internacionalmente, com apresentações na Europa, Ásia e México. Ao longo de sua trajetória, ele foi músico, compositor e arranjador em discos fundamentais da música brasileira, colaborando com artistas como Erasmo Carlos, Marcos Valle, Wilson Simonal, Elza Soares, João Donato, Maria Bethânia, e muitos outros.

Laércio de Freitas também teve participações na televisão em programas musicais e novelas, como “Mulheres Apaixonadas” e “Viver a Vida”. No cinema, recebeu o Kikito de ouro no Festival de Cinema de Gramado em 1999 pela trilha sonora de “Amassa que elas gostam” e interpretou o papel de João Cândido no filme “Chibata” em 2015.

Sua marcante atuação artística e contribuição para a música brasileira deixam um legado inestimável, sendo lembrado e reverenciado por gerações de admiradores e colegas de profissão. Laércio de Freitas deixa um vazio no cenário musical brasileiro, mas seu talento e genialidade permanecerão vivos através de sua obra atemporal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo