Ailya Lou, uma criação de IA da influencer Igia Yedun, conquistou a atenção dos jurados pela sua originalidade e criatividade. A modelo tem ascendência africana e asiática, 24 anos de idade, é formada em fotografia e possui um relacionamento aberto. Com mais de 11 mil seguidores no Instagram, Ailya Lou compartilha sua visão de mundo através da fotografia e interação nas redes sociais.
O concurso contou com mais de 1500 modelos criadas por inteligência artificial, sendo a marroquina Kenza Layli a grande vencedora. O criador por trás da modelo premiada recebeu 5 mil dólares em dinheiro e 8 mil dólares em cursos e mentorias. A francesa Lalina conquistou o segundo lugar, seguida pela portuguesa Olivia C em terceiro.
Além das representantes do Brasil, França e Portugal, o concurso contou com participantes da Turquia, Bangladesh, Índia, Marrocos e Romênia. As candidatas foram avaliadas não apenas pela beleza, mas também pelas habilidades tecnológicas e desempenho como influenciadoras nas redes sociais, incluindo engajamento e interação com os seguidores.
Os jurados contaram com duas “IA influenciadoras” no painel de avaliação, junto a profissionais humanos da área de Relações Públicas e concursos de beleza. Aitana Lopez, uma modelo gerada por IA que já trabalhou com marcas renomadas, e Emily Pelligrini contribuíram para a seleção das vencedoras, levando em consideração critérios como beleza, tecnologia e influência nas redes sociais.
A competição demonstrou o avanço da inteligência artificial no mundo da moda e das redes sociais, mostrando que o futuro da indústria da beleza pode estar cada vez mais conectado com a tecnologia.