Mobilização dos Servidores Federais exige recomposição salarial e reforma nas carreiras em paralisação nacional

O mês de outubro começou com uma mobilização dos servidores federais em todo o país. A Jornada de Lutas, iniciada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), terá duração de uma semana, com destaque para a paralisação nacional marcada para o dia 3.

A mobilização, considerada prioritária pelo Sinasefe, reúne todas as seções sindicais e tem como principal pauta a recomposição salarial da categoria. Além disso, outras demandas estão sendo levantadas, como a reestruturação das carreiras, a abertura de mesas setoriais junto ao Ministério da Educação (MEC) e a defesa da educação pública e da autonomia.

A Jornada de Lutas conta com uma programação tanto em Brasília quanto nos estados e municípios, tendo como ponto alto a construção da paralisação no dia 3 em cada local de trabalho. A paralisação nacional foi decidida em uma reunião entre as três entidades classistas da educação: Sinasefe, Andes-SN e Fasubra.

Em Alagoas, os servidores do Instituto Federal irão aderir à paralisação, que também é chamada de Dia de Mobilização em Defesa da Soberania Nacional e dos Serviços Públicos. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada de forma híbrida, na sede do Sintietfal e de forma virtual.

O ato em Maceió contará com diversas atividades, como panfletagem e carro de som, para dialogar com a população sobre a importância dos serviços públicos e a valorização da categoria. Além disso, está prevista uma mobilização no Ifal Maceió, com café da manhã, às 6h30.

Segundo Yuri Buarque, presidente do Sintietfal, é fundamental que os servidores se mobilizem agora para pressionar o governo em relação aos serviços públicos. Ele destaca que, no início do governo, é o momento de fazer essa pressão e defender os direitos dos trabalhadores. Buarque ressalta a importância de entrar nessa disputa para garantir que o serviço público e a educação sejam preservados.

A Jornada de Lutas dos Servidores Federais mostra a força e a união da categoria na busca por melhores condições de trabalho e valorização salarial. Com mobilizações em todo o país, os servidores buscam chamar a atenção da sociedade para a importância dos serviços públicos e para a necessidade de investimentos nessa área. A paralisação nacional no dia 3 promete ser um momento de grande mobilização e de luta pelos direitos dos trabalhadores.

Sair da versão mobile