Entre os ministros que terão um período de descanso estão Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, que terá um mês completo de férias, saindo em 20 de dezembro e retornando um mês depois. Em seguida, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, terão um período de 25 dias de férias cada.
Outros ministros que também foram autorizados a tirar férias foram Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que terão 15 dias cada, saindo respectivamente em 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Além deles, Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres, ficará de férias de 6 a 17 de janeiro, André de Paula, ministro da Pesca, de 24 de dezembro a 3 de janeiro, e Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia, de 6 a 12 de janeiro.
Essas concessões de férias são comuns durante o período de recesso e visam proporcionar aos ministros um tempo de descanso e recarregamento de energias para o próximo ano de trabalho. As decisões foram divulgadas oficialmente nos respectivos Diários Oficiais e demonstram a preocupação do governo em garantir o bem-estar dos seus colaboradores.