A comitiva presidencial terá reuniões com o governador Eduardo Leite (PSDB) e equipe da Defesa Civil que estão atuando na região. O Ministério dos Transportes disponibilizou seu corpo técnico para auxiliar no atendimento à população e na recuperação do fluxo viário no Rio Grande do Sul.
Lula declarou que não há limite de recursos humanos que podem ser enviados ao estado para auxiliar no enfrentamento dos danos causados pelas chuvas. O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o órgão tem oito helicópteros à disposição, porém, enfrentam dificuldades para voar devido às condições climáticas.
O presidente garantiu que enviará todos os recursos necessários para lidar com a situação. Em entrevista coletiva, o governador Eduardo Leite alertou que as chuvas deste ano devem ser mais intensas do que as do ano anterior, resultando em mais estragos. Ele pediu para que os moradores das áreas afetadas deixem suas casas o mais rápido possível, pois as autoridades públicas não terão capacidade de realizar todos os resgates necessários.
A crise provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul está em andamento e as autoridades estão mobilizadas para prestar assistência e minimizar seus impactos. A população aguarda por apoio e ação efetiva do governo federal e estadual para enfrentar essa situação crítica.