A ideia dos bonés surgiu a partir de um morador de Parque Arariba, na periferia de São Paulo, que ficou incomodado com a utilização de políticos locais do boné de Trump com a frase “Make America Great Again”. A proposta de Padilha foi acolhida pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, que contribuiu com a formulação da frase estampada nos bonés distribuídos.
Durante a distribuição dos bonés, Padilha constatou um grande interesse por parte dos ministros, principalmente os que estão concorrendo às eleições. Ele mencionou que foram adquiridos 10 bonés, sendo a intenção inicial presenteá-los aos ministros senadores e deputados. No entanto, com a alta demanda, alguns foram reservados para um “rodízio” entre os parlamentares.
A repercussão dos bonés não se limitou aos ministros, tendo chamado atenção de outros políticos presentes no Congresso Nacional. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, foi uma das personalidades que aderiu à moda dos bonés de Padilha, registrando o momento em suas redes sociais.
Diante do sucesso da iniciativa, Padilha planeja encomendar mais 200 bonés para distribuir e sugeriu que outras pessoas interessadas poderão confeccionar acessórios semelhantes. A ação promovida pelo ex-ministro demonstra uma forma criativa de envolver os políticos e despertar o interesse do público em meio ao cenário eleitoral.