Segundo o ministro, a ponte terá um impacto significativo no desenvolvimento da região, conectando Alagoas e Sergipe e abrindo portas para novas possibilidades de crescimento, tanto para o setor produtivo quanto para o turismo regional. Renan Filho também já havia anunciado investimentos de até R$ 80 bilhões em recursos públicos na área de transportes até 2026 em todo o país.
Apesar de não ter sido revelado o valor total destinado a Alagoas para obras e serviços de manutenção, a pasta esclareceu que será necessário aguardar a sanção presidencial do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). No entanto, foram listadas cinco obras prioritárias que serão iniciadas ou concluídas este ano em Alagoas, além da construção da ponte entre Penedo e Neópolis.
Uma das prioridades é a conclusão da duplicação da BR-101 nos trechos Lote 2 (Joaquim Gomes/AL) e Lote 6 (Junqueiro/AL e São Sebastião/AL), além da construção do Arco Metropolitano de Maceió (AL), também na BR-316/424/AL, e a implantação de uma rodovia para restabelecer a trafegabilidade da BR-101/AL, em São Miguel dos Campos (AL). Além disso, está prevista a conclusão do viaduto em Porto Real do Colégio (AL) na BR-101/AL e a pavimentação do trecho envolvendo a Serra da Catita, entre Colônia Leopoldina e Ibateguara, na BR-416/AL.
O contrato para a construção da ponte entre Penedo e Neópolis foi firmado na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), onde a empresa selecionada desenvolverá o projeto e executará as obras. Com um investimento total de R$ 203 milhões, a ponte terá 1,08 km de extensão, além de 12,25 km de acessos, e será provida de calçadas, ciclovias e outras benfeitorias.
A estrutura contará com 21,1m de largura, comportando calçada e ciclovias, e um vão central com 300m para viabilizar a navegação. A obra beneficiará cerca de 300 mil pessoas da região do Baixo São Francisco e da área de influência. A assinatura da ordem de serviço que permitirá a elaboração do projeto executivo e início das obras ocorreu durante um evento em Penedo, com a participação dos governadores de Alagoas, de Sergipe, e dos prefeitos de Penedo e de Neópolis, além de outras autoridades.






