A ação criminosa foi rapidamente descoberta graças ao trabalho do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PM-CE), que utilizou o sistema de geolocalização presente no relógio do ministro para localizar os suspeitos. Dois homens foram presos em flagrante com os objetos de Zymler, além de uma faca que teria sido utilizada no assalto.
Os acusados, de 23 e 28 anos de idade, já possuem um extenso histórico criminal. O mais jovem tem passagem pela polícia por roubo, ameaças, corrupção de menores, uso de entorpecentes e constrangimento com violência ou grave ameaça. Já o segundo, de 28 anos, também possui registros por roubo, ameaças, lesão corporal e crimes ambientais.
Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) para responder pelos crimes cometidos. A ação rápida da polícia e a eficácia do sistema de geolocalização contribuíram para a prisão dos assaltantes, proporcionando um desfecho ágil e eficaz para o caso.
O ministro Benjamin Zymler, apesar do susto, não sofreu ferimentos durante o assalto e pôde continuar sua agenda na cidade de Fortaleza. Os detalhes do ocorrido estão sendo investigados pelas autoridades competentes para garantir a punição adequada aos responsáveis pelo crime.